segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cyanobacteria


Cyanobacteria (nome quer dizer bactéria  azul) são seres procariontes autótrofos, possuem características tanto de bactérias quanto de algas (neste blog trataremos como algas) habitam em ambientes aquático ou terrestre pertencentes a comunidade fitoplâncton e perifíton, armazenam substancias de reserva através de grânulos.
As cianobactérias são representantes de um grupo de seres vivos muito antigo, provavelmente, são os primeiros organismos fotossintetizantes com clorofila-A. De acordo com registros fósseis, surgiram na Terra há mais de 3,5 bilhões de anos, sendo que sua grande proliferação ocorreu à cerca de dois bilhões de anos. Possivelmente, foram as responsáveis pelo acúmulo de O2 na atmosfera primitiva, o que possibilitou o aparecimento da camada de Ozônio (O3), que retém parte da radiação ultravioleta, permitindo a evolução de organismos mais sensíveis à radiação UV.
  • Formas morfológicas: unicelulares (Figura 1), coloniais(Figura 3) ou filamentosos (Figura 2).

                          

                                                         Figura 1- Cyanobacteria  unicelular


Figura 2 -Cyanobacteria filamentosa


Figura 3 -Cyanobacteria colonial
                       

Apresentam, geralmente, uma estrutura externa para evitar a dessecação: a bainha de mucilagem, que é uma substância gelatinosa incolor que recobre totalmente ou parcialmente o indivíduo.
Cyanobacteria com bainha de mucilagem (onde a seta esta apontando)

Algumas espécies de cianobactérias produzem células diferenciadas:
  • heterocistos, especializados na fixação de nitrogênio.


cyanobacteria com heterócito (indicado pela seta).
  • acinetos, especializados na acumulação de substâncias de reserva (por exemplo, o amido cyanobacteriano, N e P).


                                                 cyanobacteria com acineto(indicado pela seta).  
                                                                  
 Possuem pigmentos fotossintetizante:Clorofila a, Ficocianinas, Ficoeritrinas, xantofilas e carotenos.
Estes pigmentos permitem que elas sobrevivam em diferentes camada da coluna d'água.
A reprodução das cianobactérias não coloniais é assexuada, ocorrendo por divisão binária, semelhante à das bactérias. As formas filamentosas podem reproduzir-se assexuadamente por fragmentação ou por hormogonia, que ocorre quando os filamentos quebram-se em alguns pontos e dão origem a vários fragmentos pequenos chamados hormogônios, que através da divisão de suas células dão origem a novas colônias filamentosas. Algumas espécies de colônias filamentosas são capazes de produzir esporos resistentes, os acinetos, que, ao se destacarem, originam novas colônias filamentosas.
Em muitos casos, são responsáveis pela eutrofização do ambiente aquático no qual estão inseridas pela rápida reprodução, neste caso formam florações quando encontram o ambiente ideal com alta concentração de nutrientes (N e P geralmente emitida por fontes de esgoto), luminosidade, temperatura alta, pH neutro, água com pouca movimentação e baixa herbivoria.

  
Imagens defloração de cyanobacteria

Florações de cianobactérias em reservatórios de água destinados ao consumo humano oferecem um grande risco a saúde pública, porque cianobactérias podem produzir cianotoxinas que provocam a mortandade de peixes e outros animais, incluindo o homem, alem de provoca alteração das qualidades organolépticas da água (odor,sabor,cor).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário