terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Rhodophyta



A este filo pertencem as chamadas algas vermelhas (Figura 1, 2). Estas algas são quase todas multicelulares e marinhas, principalmente em mares tropicais de águas transparentes, vivendo geralmente fixas a rochas ou a outras algas. 


 
Figura 1 - Rhodophyta



Figura 2 - Rhodophyta

Geralmente apresentam uma morfologia filamentosa (Figura 3), embora existam algumas unicelulares.
Além da clorofila a e d, têm os pigmentos acessórios ficocianina (azul), ficoeritrina (vermelho) e carotenóides (amarelos e laranja).



Figura 3 - Rodophyta


A presença do pigmento vermelho permite-lhes absorver a luz azul, podendo, assim, sobreviver a profundidades muito superiores às das outras algas. Já foram encontradas algas desta divisão a mais de 260 metros de profundidade, desde que a água seja límpida o suficiente para permitir a passagem de luz. 

Estas algas, como outros grupos semelhantes, têm a capacidade de fazer variar a quantidade relativa de cada tipo de pigmento fotossintético, dependendo das condições de luz em que se encontram (podem ser verde brilhante quando vivem perto da superfície e vermelhas escuras quando vivem em profundidade). 

As algas vermelhas nunca apresentam células flageladas, seja qual for à etapa do seu ciclo de vida. Os gâmetas masculinos não apresentam parede celular e são vagamente amibóides, enquanto os gâmetas femininos são totalmente imóveis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário