terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dinophyta

São organismos unicelulares que se movimentam por flagelos com representantes fotossintetizantes e representantes heterótrofos (Figura1 e 2).

Figura 1- Dinophyta

Figura 2 - Dinophyta

A maioria dos dinoflagelados vive no mar , mas existem algumas espécies de água doce na comunidade fitoplâncton.
Os dinoflagelados possuem endoesqueleto (esqueleto interno) especial, formado por vesículas achatadas localizadas próximo a face interna da membrana plasmática. No interior dessas  vesículas pode haver depósito de celulose, que muitas vezes é espesso formando carapaças.
Estes organismos geralmente têm dois flagelos (Figura 3), um horizontal (movimento de rotação) e longitudinal (impulso), e a diversidade de formas no grupo é muito grande. 

Figura3 - Esquema de Dinophyta

Utilizam amidos e óleos como substancias de reserva produzidos no pirenoide.
Possui pigmentos clorofila a e c, beta caroteno e xantofila que dão a estes organismo a coloração vermelha. Quando ocorre intensa proliferação formam o fenômeno maré vermelha (Figura 4) que é pode ser toxica ou não (dinoflagelado Gonyaulas catene que é toxica).
Este fenômeno causa uma grande mancha vermelha provocando mortalidade em animais marinhos.

Figura  4  - maré vermelha

Algumas espécies apresentam o fenômeno bioluminescência (Figura 5).

Figura 5 -Dinophyta bioluminescênte

Os dinoflagelados reproduzem-se assexuadamente por divisão binária (Figura 6), mas ocorre também reprodução sexuada com formação de gametas estes serem também formam cistos de resistência.

dinophysis caudata
Figura 6 - Reprodução assexuada Dinophyta

Movimentação- Dinophyta





Nenhum comentário:

Postar um comentário