segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Euglenophyta

O gênero Euglena é o mais representativo desse filo, e dele derivou o nome Euglenophyta.
São organismos unicelulares (apenas um gênero é colonial fixo) fotossintetizantes, possuindo pigmentos que permitem sobreviver em diferentes profundidade clorofila a, c, carotenoides e xantofilas.
Possuem dois flagelos e reproduzem-se assexuadamente por divisão binária longitudinal. São encontradas tanto em água doce quanto em ambiente marinho.


Euglenophyta unicelular

Euglenophyta unicelular

Euglenophyta colonial

Reprodução das Euglenophyta

Possuem uma estrutura denominada estigma, utilizada nos mecanismos de orientação em direção a uma fonte luminosa, alem de vacúolo contrátil que realizam a osmorregulação, ou seja, deixam o meio externo com concentração idêntica ao meio interno do ser vivo, permitindo a expulsão do excesso de água com excretas tóxicas ao organismo.

Utilizam os pirenoides e óleos como substância de reserva, onde é guardados no paramilo.
Esquema de euglena

Esquema de euglena -2

 Euglenophyta do gênero Trachelomonas e Strombomonas possuem em sua parede íons de ferro formando carapaças denominadas de Teca externa.

Teca de uma  Euglenophyta

Dentre os Euglenophyta existem representantes que são aclorofilados e, portanto, sempre heterótrofos. Existem, no entanto representantes clorofilados que , se mantidos no escuro, perdem os cloroplastos e passam a ter nutrição heterótrofica; se colocados na presença de luz, poem formar novamente cloroplastos e passam a realizar fotossíntese.

Movimentação da Euglenophyta












Nenhum comentário:

Postar um comentário